Total de Visualizações da Página

terça-feira, 22 de agosto de 2017

É POSSÍVEL ALGUÉM NÃO TER PAZ COM DEUS?

“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus”. Romanos 5:1,2
Mas como é que pode alguém não estar em paz com Deus, oras?Se quisermos complicar um pouco mais podemos alterar a questão: é possível alguém estar em guerra contra Deus? Parece que ficou ainda mais ilógico. Que sujeito mortal, simples comedor de arroz com feijão, teria a audácia de declarar guerra à Deus?Paz é ausência de conflito. O homem que está em conflito com Deus é aquele que, ou não faz o que Deus quer ou o faz pelas motivações erradas.
Você está em paz com Deus? A paz com Deus (ou com qualquer pessoa) só é possível quando existe harmonia de vontades. Quando duas pessoas que convivem querem duas coisas diferentes e conflitantes então não há paz. Pode não haver conflito armado (você certamente não pegou um três-oitão e apontou para o Céu brandindo a arma para Deus), podem não haver ofensas de parte a parte, pode acontecer de casais não discutirem, não se agredirem e, ainda assim, não haver paz. Para isso basta que um queira o que o outro não quer.No que diz respeito à Deus há conflito (e, portanto, ausência de paz) quando você faz ou deseja fazer algo que Deus desaprova. Ou quando Deus faz em sua vida algo que você desaprova. Mas, nesse caso, não cabe a pergunta: Quem tem a razão? Deus sempre tem a razão.A harmonia entre Deus e o homem foi destruída pelo pecado. Quando pecamos, ofendemos à Deus. E não há paz entre ofendido e ofensor, há conflito. Sendo assim, a paz só será viável mediante duas condições: se o ofendido (no caso, Deus) oferecer perdão e se o ofensor (no caso, o homem) o aceitar, receber e crer no perdão divino. Se eu não me arrependo, não há paz com Deus. Se eu não aceito a oferta de perdão, não há paz. Se eu não creio que Deus me perdoa, não há paz. Mas se você ofende alguém e essa pessoa não o perdoa, mesmo que você tenha se arrependido e pedido perdão, não haverá paz. Você pode até ficar em paz com sua consciência, mas não com a pessoa ofendida. Mas, no caso em questão, o ofendido é Deus e Ele providenciou um plano mediante o qual podemos ter paz (plena e definitiva) com Ele.
De acordo com o texto de Romanos, nós temos paz com Deus através da justificação mediante a fé. Ou seja, através de Jesus Cristo, Deus eliminou nossa culpa, todas as culpas de todos nossos erros. Através da vida e morte de Cristo, Deus nos fez JUSTOS, apesar de não sermos pessoas idôneas o tempo todo. Mas o texto afirma que nós obtivemos "entrada", "acesso" à essa graça. E que "graça" é essa? A graça de sermos desculpados por Deus. A graça de ter nossas demandas com Deus resolvidas, a graça de saber que Ele apaziguou todos os conflitos.
É claro que ainda falharemos. Ainda ofenderemos à Deus. Mas a paz estará garantida porque nós obtivemos "acesso à essa graça". E "essa graça" inclui o perdão irrestrito. É a garantia que, ainda que haja desvios, Deus mesmo nos harmonizará Consigo novamente.
Parece estranho, até mesmo ilógico. Mas existe muita gente que não tem paz com Deus.
"Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus."
Caminhos e Veredas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos pelo seu comentário. Deus te Abençoe.